Eu já desmontei a minha totalmente, todos os parafusos e peças foram separados. Este marcador é extremamente semelhante a uma spyder, o que muda um pouco é o tamanho das peças e algumas pequenas mudanças no formato destas. É de desmontagem e manutenção bem simples, marcador muito robusto e pouco suscetível a quebra de peças.
PLANTA EXPLODIDA DA T68-GEN6
![Imagem](http://img232.imageshack.us/img232/200/t68gen6bodydiagram1000.jpg)
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
A grande maioria destes marcadores, senão todos, vem com uma cronagem acima de 300 FPS, o que sabemos que não é a indicada para nenhuma modalidade a não ser nos campeonatos de speed, mais isso nem vem ao caso.
O que importa é o que fazer para baixá-la aos níveis mais usuais entre 250 e 280 FPS. Já foi dito em algum lugar aqui no fórum que substituir a mola original (40) pela mola da spyder (Ex. MR1) resolveria, mais minha experiência mostrou que ela fica muito fraca, tipo 220 FPS. As molas da spyder são mais curtas e o "arame" que as forma mais fino, isso as deixa mais fracas.
Para resolver isso a única opção foi cortar os elos da mola original (40), mais isso tem que ser feito com cautela.
Os elos devem ser cortados um a um e testados em seguida. Em primeiro lugar o parafuso de cronagem (37) deve estar totalmente aberto, todo aberto para trás. Corta-se o primeiro elo, monta-se o marcador e testa-se a cronagem. Se permanecer acima de 250/260 FPS, desmonte novamente, corte mais um elo, torne a montá e teste novamente. Faça isso quantas vezes seja necessária até que a cronagem fique em torno de 250/260 FPS. De todos os marcadores que vi o máximo de elos que tiveram que ser cortados foram 04.
Lembrem-se que o parafuso de cronagem (37) estava todo aberto nos testes e a cronagem ficou em 250/260 FPS, logo se ele for apertado (fechado) esta cronagem irá subir podendo chegar aos 280 FPS usados em jogos onde os disparos necessitam de uma distância maior.
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Eu percebi alguns fatores que provocam o estouro das bolinhas dentro do marcador, são eles:
- Bolinhas de baixa qualidade e ovais;
- Rosca do Ball Detente (16/17/50/52) que avança para a câmara onde fica a paintball antes do disparo. Como a rosca fica para dento da câmara quando ocorre o disparo a bolinha rasca nesta "rebarba", a solução foi substituir o o'ring que é muito fino por um mais grosso conforme na foto abaixo. Isso afastou a rosca e agora somente a esfera (52) é que fica dentro da câmara e com isso a bolinha não irá rasgar mais.
![Imagem](http://img820.imageshack.us/img820/2335/001ezy.jpg)
- Disparos com sequência muito rápida também rasgam as bolinhas ao meio pois a velocidade com que elas são empurradas do magazine para dentro da câmara de disparo é inferior a velocidade com que o bolt volta para o segundo disparo. Com isso o bolt pega ela no meio do caminho e a rasga ao meio.
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
- Eu estava com dificuldades para encaixar os magazines no marcador, tinha que empurrá-lo com muita força, dai resolvi desmontar o pino que apertamos para que o mag se solte (01/02/03/04). Na peça 04 Magazine Hook existe uma saliência que é justamente ela que encaixa no mag para que ele fique fixo, ela era muito "reta"/"afiada". Com uma pequena lima arredondei esta parte e agora o mag encaixa de forma bem suave como deveria ser. Na foto a parte prateada mostra onde foi limada.
![Imagem](http://img838.imageshack.us/img838/347/002jnpm.jpg)
![Imagem](http://img88.imageshack.us/img88/4900/003ksi.jpg)
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
- Minha T68 com magazine carregado com 20 bolinhas e clilindro cheio esta pesando 3,4 kg. O peso do cilindro equivale ao de um RipClip c/4 pilhas, logo o peso é bem semelhante ao de um marcador convencional;
![Imagem](http://img856.imageshack.us/img856/5602/20110615010.jpg)
- Não é necessário utilizar o incômodo remote, não vai mais enrroscar, vazar e proporciona mais liberdade no manuseio do equipamento como o simples fato de trocá-lo de mão;
- A silhueta do marcador fica menor pois não tem destacado na lateral um RipClip ou Ciclone;
- O grip possui uma inclinação semelhante ao de um fizil real o que proporciona uma melhor empunhadura, diferente da TM15 onde o grip é praticamente reto. A A5 e X7 também possuem uma melhor empunhadura;
- Acho que o centro de gravidade dele concentra melhor o peso na mão e não nas extremidades do marcador o que proporciona uma considerável redução no esforço do braço para manter um bom equilibrio do equipamento.
- Não gostei do sistema de trava do gatilho, parece ser muito frágil e não achei que cumpre sua missão como deveria.
- O A rosca do cano da T68 é a mesma que as Spyders.
PLANTA EXPLODIDA DO MAGAZINE DA T68
![Imagem](http://img231.imageshack.us/img231/8939/t68gen6magazinediagram.jpg)
Sobre os magazines, a única coisa que tenho a explanar é que o Feeder (4) deve sempre estar muito bem lubrificado pois é ele quem comanda a saída das bolinhas do magazine. Se o feeder não abaixar com facilidade quando o magazine for introduzido no marcador, as bolinhas terão dificuldade para subir e entrar na câmara ao irão entrar muito devagar e estourarão na hora do disparo.
Manter bem lubrificada as esferas metálicas que ficam pelo lado de dentro do feeder também é de fundamental importância. Eu estou usando óleo normal de marcador para isso mais assim que receber uma graxa que comprei irei testá-la.
Por hora é isso, assim que for descobrindo novidades que melhorem o desempenho da T68 vou informando a todos.