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Guia Para Iniciantes
Guia Para Iniciantes
Resumo:
Fiz esse tópico com a intenção de ajudar novatos (quiçá alguns veteranos) com um resumo de regras para a prática segura do Paintball, lembrando que é um resumo não oficial, pois eu mesmo escrevi o tópico com experiencias práticas dos meus 9 anos de esporte.
Segurança:
A pratica do esporte requer alguns cuidados com a segurança que dividirei em duas partes, segurança primária e obrigatória, e segurança secundária e talvez opcional.
Segurança Primária: Temos em segurança primária itens obrigatórios e algumas técnicas de como manusear o equipamento:
• Mascaras: As mascaras de Paintball foram desenvolvidas para evitar o impacto dos projéteis com os olhos, nariz, boca, algumas incluem a nuca e o pescoço, que são áreas sensíveis do nosso corpo, principalmente os olhos, pois um impacto na região dos olhos causa lesões sérias no globo ocular.
• Marcadores: MARCADORES NÃO SÃO BRINQUEDO, apesar de não serem armas, trate-os como se fosse, não aponte para os outros, não efetue disparos fora das áreas designadas pelo campo/organização do evento, não porte seus marcadores montados pelas ruas, UTILIZEM SEMPRE BARREL SOX/PLUGS NAS AREAS FRIAS (FORA DE JOGO), e o dedo sempre fora do gatilho. Essas regras são válidas mesmo para marcadores incapazes de efetuar disparos (sem bolinhas e/ou sem gás)
Segurança Secundária: Temos como itens secundários, itens que proporcionam uma segurança maior para nós e/ou outras pessoas.
• Coletes: O Item opcional mais obrigatório dos últimos tempos, ele garante proteção extra ao tronco e às costas.
• Roupas: Obviamente iremos todos jogar de roupas, procurem jogar com roups grossas e no caso das gandolas (blusas) se elas forem de 1 numero maior minimizam o impacto das bolinhas na pele, a desvantagem é que você pode não sentir o impacto, a regra vale para as calças, mas cuidado com calças muito largas pois elas caem e tornam difícil a movimentação (causando alguns tombos para diversão alheia)
• Cotoveleiras, joelheiras, pescoceiras e conquilhas: são úteis porem deve se levar em conta o conforto e a capacidade de movimentação.
• Coturnos: Obrigatórios para jogos de cenário, proporcionam proteção extra aos pés (contra pregos, espinhos, pedras pontiagudas...) evitam de se escorregar em superfícies muito lisas (não fazem milagre mas ajudam bastante) e os de cano alto protegem um pouco contra torções de pé.
• Luvas: particularmente eu considero um bom upgrade nas roupas, pois proporciona uma segurança maior na empunhadura e uma segurança aos dedos.
Dicas de Segurança:
• A mascara vai embaçar, coçar, dar calor etc. , porém nunca JAMAIS retirem-na uma dica útil é : lave-a bem, passe um anti embaçante (ou um detergente, shampoo jhonson), e na hora do jogo sopre o ar para baixo.
Regras Gerais e de Eliminação: Essas regras variam de jogo para jogo então passarei um resumo geral das regras:
• Não discuta: os jogadores levados pelo calor do jogo às vezes discutem no campo, na duvida chame o Ranger e não discuta com o mesmo.
• O que acontece no campo fica no campo: Às vezes o numero de rangers é insuficente para a demanda de jogadores e acontece as vezes uma discussão ou duas, mas não leve isso para fora do campo, seja educado com o mesmo e nunca jamais ofenda-o.
• JAMAIS RETIRE A MASCARA: essa é um regra importante e merece que seja repetida, já vi jogadores veteranos tirando a mascara para discutir no meio do jogo, se visualizar uma situação dessas: pare os disparos, peça para que o mesmo recoloque a mascara e chame um Ranger.
• Não atire demais: Um tiro basta para eliminação, na duvida chame um Ranger para Paint Check (ver se o jogador esta marcado ou não).
• Não consuma álcool ou drogas nas dependências do campo: Beber ou utilizar drogas altera a consciência da pessoa, e como o marcador deve ser tratado como uma arma de fogo, uma pessoa com consciência alterada não deve manusear uma arma de fogo.
• Se divirta: O Paintball é um jogo, e todo o jogo tem a função de entreter os participantes e não causar intrigas.
Eliminação: Essa regra varia conforme o campo e o tipo do jogo, então postarei aqui as principais:
• Corpo inteiro: Minha eliminação preferida, qualquer parte do corpo vale, um tiro no dedinho elimina tanto quando um head shot (tiro na cabeça) Vantagens: gasta um menor numero de munição e jogadores bem escondidos levam vantagem.
• Garrafão: Eliminação que visa os pontos “vitais” do alvo consiste em Cabeça e Tronco, a vantagem principal é que o jogador prescisa se movimentar mais para acertar o alvo, pois dificilmente alguém expõe o tronco forçando a o jogador ser um exímio atirador e só acertar na cabeça ou ele ser o super andarilho, que se movimenta quilômetros em campo para eliminar um alvo.
Existem outros tipos de eliminação que variam conforme a organização do jogo entre elas: garrafão com membros inutilizáveis, corpo inteiro com marcador valendo também, garrafão com membros e marcadores inutilizáveis, etc.
Cobertura
Se esconder é uma arte e não coisa de covarde.
Um bom jogador de paintball sabe como se cobrir, se proteger, enfim de esconder de modo geral, vou explicar aqui alguns tipos de cobertura, lembrando sempre que é um esboço.
Coberturas Fixas: Quando um obstáculo não se move ele é utilizado como cobertura fixa, exemplo de cobertura fixa: Paredes, meia paredes, tronco de arvores, etc. Quando se esta numa cobertura fixa, certifique-se que suas pernas, braços,(traseiro) cabeça, estão seguramente atrás do obstáculo, tome cuidado com buracos na parte baixa e com janelas altas.
Coberturas Móveis: Essa cobertura bem utilizada se torna uma arma potente e difícil de bater, temos de exemplo de cobertura móvel: uma porta*, um escudo, ou um madeirite improvisado proporcionando uma corrida (já vi em uso), como utilizar: no caso de portas e escudos, cuidado com os pés, braços, cabeça... No caso de improvisar uma cobertura, cuidado com pregos, vidros quebrados, farpas... Caso alguém se utilize uma cobertura móvel: mire nas pernas, braços,cabeça, ou qualquer outra parte exposta do alvo, pois no caso de uma cobertura móvel é quase impossível cobrir o corpo inteiro.
* considero porta uma cobertura móvel pois ela se mexe apesar de estar fixa no batente, possibilitando assim que a pessoa que se utiliza dela a movimente afim de proporcionar cobertura adicional, a desvantagem é que ela está fica num ponto.
Meia Cobertura: No paintball é possível utilizar-se de um tipo de cobertura que em um embate real não é utilizado (frequentemente) a meia cobertura, mas o que é uma meia cobertura? Simples, a meia cobertura é uma cobertura que o seu adversário te vê mas não necessariamente te acerta, um exemplo clássico de meias coberturas são moitas: as vezes as folhas das moitas são tão esparsas que qualquer um te vê (mesmo camuflado) porém essas folhas esparsas seguram as bolinhas impossibilitando que o alvo seja atingido com eficiência, você só é atingido por Splash (respingos), o que não necessariamente o elimina (a menos que seja de uma granada, nesse caso você está fora)
Tiro Cego: Falar em coberturas e não falar em tiro cego é inviável, o que é tiro cego? Sabe aquele jogador que coloca o cano da arma de um buraco e atira? Ou aquele que está na mesma parede que você porem do outro lado e ele põe a marcadora para eliminá-lo? Ou até mesmo aquela pessoa com medo que deita no chão atrás do obstáculo e só expõe a arma nem olha para onde atira e fecha os olhos de medo? Isso é o tiro cego, porque não é aceito? Simplesmente por dois motivos: primeiro que o tiro cego é um tiro impreciso pois o atirador não vê o alvo e um tiro impreciso acerta qualquer coisa, qualquer pessoa (inclusive um aliado seu), e qualquer lugar (pode facilmente quebrar uma janela, etc) e o segundo motivo é que torna o jogo injusto, pois você não tem chance de revidar os disparos.
Visada: Na mesmas condições do tiro cego você pode observar por frestas, buracos, etc. se você não dá tiro cego, pode olhar pelas frestas , buracos e afins, desde que não atire pelos mesmos, tenha certeza para onde direciona seus disparos sempre, a visada é importante.
E por fim mas não menos importante. Diversão.
Bom DIVERTIMENTO a TODOS.
P. S.: Fiz esse tópico com exclusividade para iniciantes, não que os mais experientes não possam lê-lo e avaliá-lo, criticas construtivas são aceitas.
Fiz esse tópico com a intenção de ajudar novatos (quiçá alguns veteranos) com um resumo de regras para a prática segura do Paintball, lembrando que é um resumo não oficial, pois eu mesmo escrevi o tópico com experiencias práticas dos meus 9 anos de esporte.
Segurança:
A pratica do esporte requer alguns cuidados com a segurança que dividirei em duas partes, segurança primária e obrigatória, e segurança secundária e talvez opcional.
Segurança Primária: Temos em segurança primária itens obrigatórios e algumas técnicas de como manusear o equipamento:
• Mascaras: As mascaras de Paintball foram desenvolvidas para evitar o impacto dos projéteis com os olhos, nariz, boca, algumas incluem a nuca e o pescoço, que são áreas sensíveis do nosso corpo, principalmente os olhos, pois um impacto na região dos olhos causa lesões sérias no globo ocular.
• Marcadores: MARCADORES NÃO SÃO BRINQUEDO, apesar de não serem armas, trate-os como se fosse, não aponte para os outros, não efetue disparos fora das áreas designadas pelo campo/organização do evento, não porte seus marcadores montados pelas ruas, UTILIZEM SEMPRE BARREL SOX/PLUGS NAS AREAS FRIAS (FORA DE JOGO), e o dedo sempre fora do gatilho. Essas regras são válidas mesmo para marcadores incapazes de efetuar disparos (sem bolinhas e/ou sem gás)
Segurança Secundária: Temos como itens secundários, itens que proporcionam uma segurança maior para nós e/ou outras pessoas.
• Coletes: O Item opcional mais obrigatório dos últimos tempos, ele garante proteção extra ao tronco e às costas.
• Roupas: Obviamente iremos todos jogar de roupas, procurem jogar com roups grossas e no caso das gandolas (blusas) se elas forem de 1 numero maior minimizam o impacto das bolinhas na pele, a desvantagem é que você pode não sentir o impacto, a regra vale para as calças, mas cuidado com calças muito largas pois elas caem e tornam difícil a movimentação (causando alguns tombos para diversão alheia)
• Cotoveleiras, joelheiras, pescoceiras e conquilhas: são úteis porem deve se levar em conta o conforto e a capacidade de movimentação.
• Coturnos: Obrigatórios para jogos de cenário, proporcionam proteção extra aos pés (contra pregos, espinhos, pedras pontiagudas...) evitam de se escorregar em superfícies muito lisas (não fazem milagre mas ajudam bastante) e os de cano alto protegem um pouco contra torções de pé.
• Luvas: particularmente eu considero um bom upgrade nas roupas, pois proporciona uma segurança maior na empunhadura e uma segurança aos dedos.
Dicas de Segurança:
• A mascara vai embaçar, coçar, dar calor etc. , porém nunca JAMAIS retirem-na uma dica útil é : lave-a bem, passe um anti embaçante (ou um detergente, shampoo jhonson), e na hora do jogo sopre o ar para baixo.
Regras Gerais e de Eliminação: Essas regras variam de jogo para jogo então passarei um resumo geral das regras:
• Não discuta: os jogadores levados pelo calor do jogo às vezes discutem no campo, na duvida chame o Ranger e não discuta com o mesmo.
• O que acontece no campo fica no campo: Às vezes o numero de rangers é insuficente para a demanda de jogadores e acontece as vezes uma discussão ou duas, mas não leve isso para fora do campo, seja educado com o mesmo e nunca jamais ofenda-o.
• JAMAIS RETIRE A MASCARA: essa é um regra importante e merece que seja repetida, já vi jogadores veteranos tirando a mascara para discutir no meio do jogo, se visualizar uma situação dessas: pare os disparos, peça para que o mesmo recoloque a mascara e chame um Ranger.
• Não atire demais: Um tiro basta para eliminação, na duvida chame um Ranger para Paint Check (ver se o jogador esta marcado ou não).
• Não consuma álcool ou drogas nas dependências do campo: Beber ou utilizar drogas altera a consciência da pessoa, e como o marcador deve ser tratado como uma arma de fogo, uma pessoa com consciência alterada não deve manusear uma arma de fogo.
• Se divirta: O Paintball é um jogo, e todo o jogo tem a função de entreter os participantes e não causar intrigas.
Eliminação: Essa regra varia conforme o campo e o tipo do jogo, então postarei aqui as principais:
• Corpo inteiro: Minha eliminação preferida, qualquer parte do corpo vale, um tiro no dedinho elimina tanto quando um head shot (tiro na cabeça) Vantagens: gasta um menor numero de munição e jogadores bem escondidos levam vantagem.
• Garrafão: Eliminação que visa os pontos “vitais” do alvo consiste em Cabeça e Tronco, a vantagem principal é que o jogador prescisa se movimentar mais para acertar o alvo, pois dificilmente alguém expõe o tronco forçando a o jogador ser um exímio atirador e só acertar na cabeça ou ele ser o super andarilho, que se movimenta quilômetros em campo para eliminar um alvo.
Existem outros tipos de eliminação que variam conforme a organização do jogo entre elas: garrafão com membros inutilizáveis, corpo inteiro com marcador valendo também, garrafão com membros e marcadores inutilizáveis, etc.
Cobertura
Se esconder é uma arte e não coisa de covarde.
Um bom jogador de paintball sabe como se cobrir, se proteger, enfim de esconder de modo geral, vou explicar aqui alguns tipos de cobertura, lembrando sempre que é um esboço.
Coberturas Fixas: Quando um obstáculo não se move ele é utilizado como cobertura fixa, exemplo de cobertura fixa: Paredes, meia paredes, tronco de arvores, etc. Quando se esta numa cobertura fixa, certifique-se que suas pernas, braços,(traseiro) cabeça, estão seguramente atrás do obstáculo, tome cuidado com buracos na parte baixa e com janelas altas.
Coberturas Móveis: Essa cobertura bem utilizada se torna uma arma potente e difícil de bater, temos de exemplo de cobertura móvel: uma porta*, um escudo, ou um madeirite improvisado proporcionando uma corrida (já vi em uso), como utilizar: no caso de portas e escudos, cuidado com os pés, braços, cabeça... No caso de improvisar uma cobertura, cuidado com pregos, vidros quebrados, farpas... Caso alguém se utilize uma cobertura móvel: mire nas pernas, braços,cabeça, ou qualquer outra parte exposta do alvo, pois no caso de uma cobertura móvel é quase impossível cobrir o corpo inteiro.
* considero porta uma cobertura móvel pois ela se mexe apesar de estar fixa no batente, possibilitando assim que a pessoa que se utiliza dela a movimente afim de proporcionar cobertura adicional, a desvantagem é que ela está fica num ponto.
Meia Cobertura: No paintball é possível utilizar-se de um tipo de cobertura que em um embate real não é utilizado (frequentemente) a meia cobertura, mas o que é uma meia cobertura? Simples, a meia cobertura é uma cobertura que o seu adversário te vê mas não necessariamente te acerta, um exemplo clássico de meias coberturas são moitas: as vezes as folhas das moitas são tão esparsas que qualquer um te vê (mesmo camuflado) porém essas folhas esparsas seguram as bolinhas impossibilitando que o alvo seja atingido com eficiência, você só é atingido por Splash (respingos), o que não necessariamente o elimina (a menos que seja de uma granada, nesse caso você está fora)
Tiro Cego: Falar em coberturas e não falar em tiro cego é inviável, o que é tiro cego? Sabe aquele jogador que coloca o cano da arma de um buraco e atira? Ou aquele que está na mesma parede que você porem do outro lado e ele põe a marcadora para eliminá-lo? Ou até mesmo aquela pessoa com medo que deita no chão atrás do obstáculo e só expõe a arma nem olha para onde atira e fecha os olhos de medo? Isso é o tiro cego, porque não é aceito? Simplesmente por dois motivos: primeiro que o tiro cego é um tiro impreciso pois o atirador não vê o alvo e um tiro impreciso acerta qualquer coisa, qualquer pessoa (inclusive um aliado seu), e qualquer lugar (pode facilmente quebrar uma janela, etc) e o segundo motivo é que torna o jogo injusto, pois você não tem chance de revidar os disparos.
Visada: Na mesmas condições do tiro cego você pode observar por frestas, buracos, etc. se você não dá tiro cego, pode olhar pelas frestas , buracos e afins, desde que não atire pelos mesmos, tenha certeza para onde direciona seus disparos sempre, a visada é importante.
E por fim mas não menos importante. Diversão.
Bom DIVERTIMENTO a TODOS.
P. S.: Fiz esse tópico com exclusividade para iniciantes, não que os mais experientes não possam lê-lo e avaliá-lo, criticas construtivas são aceitas.
- Edgard
- Moderador Global
- Mensagens: 2448
- Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
- Federado: FPESP #29
- Localização: Cotia - SP
Re: Guia Para Iniciantes
Boas dicas, acho que vão ajudar bastante gente
- Bravo-Charlie
- lance corporal
- Mensagens: 108
- Registrado em: 29 Abr 2010, 18:49
- Localização: Belo Horizonte
Re: Guia Para Iniciantes
Cara, Parabéns pela Iniciativa.
Tudo muito simples e que faz diferença.
Vou acrescentar aqui as dicas de nosso amigo Carlos Valle. Li o texo no seu blog: http://realactionreligion.wordpress.com/ que vale a pena divulgar.
"
10 Dicas para melhorar o seu jogo de Real Action.
By ocarlosvalle
01. A essência da Guerra moderna é “fogo e manobra”. Como a munição é limitada, manobre. Engaje TODO o seu grupo de combate em 1 alvo por vez. Depois vá para o próximo.
02. É impossível manter junto um grupo de mais de 6 jogadores. Quando as bolinhas começam a voar a tendência é o grupo se dispersar. Cada líder deve comandar um grupo de, no máximo, 5 jogadores (totalizando 6) caso haja, por exemplo, 10 jogadores no grupo eleja um sub que vai comandar o grupo que vai flanquear ou dar cobertura, por exemplo. Isso ajuda a manter todo jogador focado na missão e não passeando pelo campo sozinho.
03. Médico: só chame se for ferido na perna, senão vá atrás dele. Chame o medico se isso não for comprometer a manobra. Tente não atrapalhar, você não é a prioridade e não estamos num filme. Espere a melhor hora.
04. Rádio não é telefone. Fale pouco, pausado. Solicite confirmação do entendimento da mensagem que você enviou.
05. Se vai engajar um alvo, certifique-se de que possui pelo menos um Segundo jogador do seu time em condições de engajar o mesmo alvo e que vocês estão cientes da ação. Ex.: fulano, inimigo a doze horas atrás do muro, você está comigo? Positivo, parceiro! Evite o “mano-a-mano” a todo custo.
06. Não olhe o mato, olhe atrás do mato.
07. Planeje seu deslocamento. Dizem que o infante é um cara cheio de dúvidas: para onde vou? Como vou? (rastejando, correndo, etc) Quando vou? Ah, e não se esqueça: deslocamentos curtos. Pare. Observe. Muitas vezes no RA você vai precisar patrulhar áreas enormes. Isso cansa muito e requer atenção. Parar e observar pode salvar a sua vida. Já salvou a minha.
08. Ande com o marcador apontado na direção para onde está olhando.
09. Se você não é líder de GC não questione as ordens do líder. Para uma situação tática no campo, num lugar que vc nunca esteve antes, com inimigos escondidos só Deus sabe onde não há uma resposta certa e única para resolver a situação. E se houver quem garante que a sua solução tática é melhor que a do líder? Não plante insegurança no seu grupo. Cumpra ordens. Mas faça isso preservando sua própria vida através de uma conduta individual apropriada (usando proteção e fazendo um deslocamento seguro). Não morra pra mostrar que estava certo. Você será o maior prejudicado.
10. Líderes de CG: VOCÊS SÃO OS RESPONSÁVEIS DIRETOS PELA DISCIPLINA DO SEU GRUPO. Puna severamente os “highlanders’ que aparecerem no seu grupo. Exija que saiam do campo. Deixe isso claro. A honestidade é o maior fator de crescimento e melhoria do jogador. Se ele sabe que não pode sacanear vai se obrigar a jogar melhor e vai morrer menos e matar mais. E vai sentir orgulho de si próprio. Auto-estima traz auto-confiança, que traz motivação, que traz vitória. E essa é a melhor dica que eu posso dar."
Simples, Objetivas e Claras!!!!
Tudo muito simples e que faz diferença.
Vou acrescentar aqui as dicas de nosso amigo Carlos Valle. Li o texo no seu blog: http://realactionreligion.wordpress.com/ que vale a pena divulgar.
"
10 Dicas para melhorar o seu jogo de Real Action.
By ocarlosvalle
01. A essência da Guerra moderna é “fogo e manobra”. Como a munição é limitada, manobre. Engaje TODO o seu grupo de combate em 1 alvo por vez. Depois vá para o próximo.
02. É impossível manter junto um grupo de mais de 6 jogadores. Quando as bolinhas começam a voar a tendência é o grupo se dispersar. Cada líder deve comandar um grupo de, no máximo, 5 jogadores (totalizando 6) caso haja, por exemplo, 10 jogadores no grupo eleja um sub que vai comandar o grupo que vai flanquear ou dar cobertura, por exemplo. Isso ajuda a manter todo jogador focado na missão e não passeando pelo campo sozinho.
03. Médico: só chame se for ferido na perna, senão vá atrás dele. Chame o medico se isso não for comprometer a manobra. Tente não atrapalhar, você não é a prioridade e não estamos num filme. Espere a melhor hora.
04. Rádio não é telefone. Fale pouco, pausado. Solicite confirmação do entendimento da mensagem que você enviou.
05. Se vai engajar um alvo, certifique-se de que possui pelo menos um Segundo jogador do seu time em condições de engajar o mesmo alvo e que vocês estão cientes da ação. Ex.: fulano, inimigo a doze horas atrás do muro, você está comigo? Positivo, parceiro! Evite o “mano-a-mano” a todo custo.
06. Não olhe o mato, olhe atrás do mato.
07. Planeje seu deslocamento. Dizem que o infante é um cara cheio de dúvidas: para onde vou? Como vou? (rastejando, correndo, etc) Quando vou? Ah, e não se esqueça: deslocamentos curtos. Pare. Observe. Muitas vezes no RA você vai precisar patrulhar áreas enormes. Isso cansa muito e requer atenção. Parar e observar pode salvar a sua vida. Já salvou a minha.
08. Ande com o marcador apontado na direção para onde está olhando.
09. Se você não é líder de GC não questione as ordens do líder. Para uma situação tática no campo, num lugar que vc nunca esteve antes, com inimigos escondidos só Deus sabe onde não há uma resposta certa e única para resolver a situação. E se houver quem garante que a sua solução tática é melhor que a do líder? Não plante insegurança no seu grupo. Cumpra ordens. Mas faça isso preservando sua própria vida através de uma conduta individual apropriada (usando proteção e fazendo um deslocamento seguro). Não morra pra mostrar que estava certo. Você será o maior prejudicado.
10. Líderes de CG: VOCÊS SÃO OS RESPONSÁVEIS DIRETOS PELA DISCIPLINA DO SEU GRUPO. Puna severamente os “highlanders’ que aparecerem no seu grupo. Exija que saiam do campo. Deixe isso claro. A honestidade é o maior fator de crescimento e melhoria do jogador. Se ele sabe que não pode sacanear vai se obrigar a jogar melhor e vai morrer menos e matar mais. E vai sentir orgulho de si próprio. Auto-estima traz auto-confiança, que traz motivação, que traz vitória. E essa é a melhor dica que eu posso dar."
Simples, Objetivas e Claras!!!!
Re: Guia Para Iniciantes
Otimas dicas as apresentadas por você.
E pensar que jogadores experientes as vezes não as seguem chega a ser um pouco irritante!!
Tem um livro com regras e dicas sobre paintball: 501 Paintball Tips Tricks and Tactics
Mas não acho pra comprar nem pra baixar em lugar algum, se alguem sober onde tem manda uma MP ou posta aqui mesmo!!
E pensar que jogadores experientes as vezes não as seguem chega a ser um pouco irritante!!
Tem um livro com regras e dicas sobre paintball: 501 Paintball Tips Tricks and Tactics
Mas não acho pra comprar nem pra baixar em lugar algum, se alguem sober onde tem manda uma MP ou posta aqui mesmo!!
Re: Guia Para Iniciantes
http://www.4shared.com/document/-1sZnTP ... ttle_t.htm
nesse link pode se encontrar um livro chamado: Paintball and Airsoft Battle Tatics
um livro interessante porém o conteudo está em Inglês.
nesse link pode se encontrar um livro chamado: Paintball and Airsoft Battle Tatics
um livro interessante porém o conteudo está em Inglês.
Re: Guia Para Iniciantes
Postarei Aqui um Complemento (e sempre que eu achar algo util postarei nesse topico [peço aos moderadres que o ponham como fixo]):
Cobertura:
Antes de atirar, cobra-se, se proteja bem, só depois faça a visada e atire no alvo, lembre-se que não adianta nada eliminar 1 e morrer ao mesmo tempo.
Cobertura:
Antes de atirar, cobra-se, se proteja bem, só depois faça a visada e atire no alvo, lembre-se que não adianta nada eliminar 1 e morrer ao mesmo tempo.
- Taguchi Japa
- lt general
- Mensagens: 6213
- Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
- Federado: FPESP # 0132
- Localização: São Bernardo do Campo
- Contato:
Re: Guia Para Iniciantes
Fla OALIM...
cara primeiramente parabens pelo excelente topico e "resumo" dos seus 9 anos de paintball...
o melhor de tudo é realmente vc escrever pessoalmente e naum copiar de algum livro...
pois o que VC escreve é o que vc passa no dia a dia do paintball...
e naum as mesmas coisas que os livros escrevem sempre iguais mas de modo diferente...
entao tenho certeza de que ajudara muitas pessoas que utilizam o forum como ferramenta...
principalmente os novatos que aki se inscrevem...
e claro alguns veteranos infelizmente...
abraços
Taguchi
cara primeiramente parabens pelo excelente topico e "resumo" dos seus 9 anos de paintball...
o melhor de tudo é realmente vc escrever pessoalmente e naum copiar de algum livro...
pois o que VC escreve é o que vc passa no dia a dia do paintball...
e naum as mesmas coisas que os livros escrevem sempre iguais mas de modo diferente...
entao tenho certeza de que ajudara muitas pessoas que utilizam o forum como ferramenta...
principalmente os novatos que aki se inscrevem...
e claro alguns veteranos infelizmente...
abraços
Taguchi
Re: Guia Para Iniciantes
Muito bom valeu pela ajuda.
Re: Guia Para Iniciantes
100%...
Para mim e para meu time não só o tópico, como todo o Fórum, temos encontrado excelentes materiais que verdadeiramente tem mudado o nosso rumo e filosofia de jogo.
Grato pelo empenho e disposição de todos.
Vedovi
Para mim e para meu time não só o tópico, como todo o Fórum, temos encontrado excelentes materiais que verdadeiramente tem mudado o nosso rumo e filosofia de jogo.
Grato pelo empenho e disposição de todos.
Vedovi
- castroskt
- master sergeant
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- Localização: Santana - São Paulo
Re: Guia Para Iniciantes
Ótimo tópico!
- wellington
- lance corporal
- Mensagens: 143
- Registrado em: 24 Mar 2011, 18:52
- Localização: Rio de janeiro-RJ-zona oeste
Re: Guia Para Iniciantes
muito bacana, como iniciante digo que é de grande valia, vou passar o assunto para meus amigos! pois nem todos que vão para o campo jogar dão a atenção necessária pra as palestras antes dos jogos.
- Dypeblibe
- Recruit
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- Registrado em: 27 Mai 2011, 20:23
- Localização: United States
- Contato:
fashion jewelry
Boas dicas, acho que vao ajudar bastante gente
- Taguchi Japa
- lt general
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- Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
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- Localização: São Bernardo do Campo
- Contato:
Re: Guia Para Iniciantes
Fla WELLINGTONwellington escreveu:muito bacana, como iniciante digo que é de grande valia, vou passar o assunto para meus amigos! pois nem todos que vão para o campo jogar dão a atenção necessária pra as palestras antes dos jogos.
vc esta certissimo...
a principal parte do jogo é o briefing...
pois nele vc fica sabendo da missao e das regras dessa missao...
o pior de tudo é ter que ficar repetindo varias vezes para aquele pessoal que estava converssando na hora ou ate mesmo dormindo...
mas uma coisa te digo com toda certeza...
isso naum é coisa somente de novatos...
e ainda digo mais...
quando estou passando o briefing a maioria das pessoas que naum prestao atencao sao os veteranos mesmo...
a galera nova presta muita atencao ate pq muitos deles nem ao menos conhece o campo...
abraços
Taguchi
Re: Guia Para Iniciantes
Valeu Oalin, imprimi seut texto pra mostrar pros meus amigos antes deles irem jogar paintball pela primeira vez hoje, tenho paciencia pra ficar explicando nao =D Obrigado