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Modos de usar lanterna
- Legionnaire_RJ
- major general
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- Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
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Modos de usar lanterna
Além do ábvio benefício de iluminação em situações de baixa visibilidade para localizar e identificar possíveis ameaças, as lanternas também servem para o propósito de comunicação, navegação e até confundir e momentaneamente cegar o inimigo, imediatamente antes de um engajamento.
- Observação: Todas as fotos onde são vistos armamentos reais, se prestam apenas à ilustração técnica do artigo. O Paintball não tem nenhuma relação com armas de fogo e similares.
As lanternas em si podem ser de lâmpadas incandescentes ou LEDs, de tamanhos e pesos variáveis e geralmente são classificados pela sua luminosidade que são medidas em “lumens”. Sem entrarmos demais na parte técnica, basta saber que e considerado ser necessário no mínimo 60 lumens para temporariamente cegar um ser humano, sendo assim a maioria das lanternas táticas possuem entre 60 a 150 lumens e algumas maiores e mais pesadas acopladas a metralhadoras e veículos chegam ate 500 lumens.
A fonte de emissão e um fator que se deve levar em conta, lâmpadas incandescentes possuem um filamento que um dia terão que ser trocados, apesar de serem bastante resistentes em lanternas táticas o filamento esta submetido a grandes choques causados pelo disparo, as lâmpadas incandescentes também gastam mais energia mas, tem a vantagem de que podem ser usadas com um filtro infra-vermelho e assim utilizadas pelo operador com seus NVGs. Já as LEDs não possuem filamento e utilizam muito menos energia de suas baterias mas, não funcionam bem com filtros IR portanto não são recomendadas para uso com NVGs.
A ergonomia é outro fator também importantíssimo a ser considerado, em situações de estresse o movimento para acionar a lanterna deve ser natural e fluido, o operador deve praticar o acionamento milhares de vezes para que se torne “muscle memory” e para que não ha acionamentos acidentais revelando a posição do usuário e sua equipe.
Não devemos esquecer também de que nada adianta gastar centenas de dólares em uma lanterna só para utilizá-la com baterias de baixa qualidade sendo assim invista nas melhores baterias possíveis pois, sua vida pode depender delas.
Por ultimo, em se tratando de táticas básicas, ao contrario do se pensa ou vê na TV o operador quando dentro de uma edificação não deixa a lanterna ligada constantemente por razoes obvias, o correto e ligar e desligar “pincelando” a sala com luz branca ao mesmo tempo em que ele continua se movendo conforme vai realizando a “limpeza” de tal edificação. Dessa maneira ele procura localizar e identificar uma ameaça ao mesmo tempo em que revela sua posição o mínimo possível e quando tal ameaça e encontrada utiliza forte luz branca para cegar e confundir o inimigo antes de neutralizá-lo.
Para o combate em ambiente confinado, existem lanternas com a função "estrobo", que não é nada mais do que piscar repetidamente em curtíssimo espaço de tempo. Em lanternas com mais de 60 lúmens esse efeito causa uma confusão mental e fisica semelhante a um flashbang.
Fonte: Parte do texto foi baseada no texto encontrado no blog Forças Terrestres
- Observação: Todas as fotos onde são vistos armamentos reais, se prestam apenas à ilustração técnica do artigo. O Paintball não tem nenhuma relação com armas de fogo e similares.
As lanternas em si podem ser de lâmpadas incandescentes ou LEDs, de tamanhos e pesos variáveis e geralmente são classificados pela sua luminosidade que são medidas em “lumens”. Sem entrarmos demais na parte técnica, basta saber que e considerado ser necessário no mínimo 60 lumens para temporariamente cegar um ser humano, sendo assim a maioria das lanternas táticas possuem entre 60 a 150 lumens e algumas maiores e mais pesadas acopladas a metralhadoras e veículos chegam ate 500 lumens.
A fonte de emissão e um fator que se deve levar em conta, lâmpadas incandescentes possuem um filamento que um dia terão que ser trocados, apesar de serem bastante resistentes em lanternas táticas o filamento esta submetido a grandes choques causados pelo disparo, as lâmpadas incandescentes também gastam mais energia mas, tem a vantagem de que podem ser usadas com um filtro infra-vermelho e assim utilizadas pelo operador com seus NVGs. Já as LEDs não possuem filamento e utilizam muito menos energia de suas baterias mas, não funcionam bem com filtros IR portanto não são recomendadas para uso com NVGs.
A ergonomia é outro fator também importantíssimo a ser considerado, em situações de estresse o movimento para acionar a lanterna deve ser natural e fluido, o operador deve praticar o acionamento milhares de vezes para que se torne “muscle memory” e para que não ha acionamentos acidentais revelando a posição do usuário e sua equipe.
Não devemos esquecer também de que nada adianta gastar centenas de dólares em uma lanterna só para utilizá-la com baterias de baixa qualidade sendo assim invista nas melhores baterias possíveis pois, sua vida pode depender delas.
Por ultimo, em se tratando de táticas básicas, ao contrario do se pensa ou vê na TV o operador quando dentro de uma edificação não deixa a lanterna ligada constantemente por razoes obvias, o correto e ligar e desligar “pincelando” a sala com luz branca ao mesmo tempo em que ele continua se movendo conforme vai realizando a “limpeza” de tal edificação. Dessa maneira ele procura localizar e identificar uma ameaça ao mesmo tempo em que revela sua posição o mínimo possível e quando tal ameaça e encontrada utiliza forte luz branca para cegar e confundir o inimigo antes de neutralizá-lo.
Para o combate em ambiente confinado, existem lanternas com a função "estrobo", que não é nada mais do que piscar repetidamente em curtíssimo espaço de tempo. Em lanternas com mais de 60 lúmens esse efeito causa uma confusão mental e fisica semelhante a um flashbang.
Fonte: Parte do texto foi baseada no texto encontrado no blog Forças Terrestres
- QuickSilver
- lance corporal
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- Registrado em: 25 Abr 2007, 19:56
- Localização: Iraque
Re: Modos de usar lanterna
Grande Legionnarie!!!
Excelente artigo! Fiz um Curso de Low Light na semana passada e o instrutor simplesmente "repassou" tudo que estava neste artigo.. hiahaiahi!! Conclusão, o artigo está perfeito e atualizadissimo. Parabéns Legionnarie, por mais uma vez contribuir para a "formação" tática dos operadores deste Fórum.
Abraço a todos!!
Excelente artigo! Fiz um Curso de Low Light na semana passada e o instrutor simplesmente "repassou" tudo que estava neste artigo.. hiahaiahi!! Conclusão, o artigo está perfeito e atualizadissimo. Parabéns Legionnarie, por mais uma vez contribuir para a "formação" tática dos operadores deste Fórum.
Abraço a todos!!
- Legionnaire_RJ
- major general
- Mensagens: 3003
- Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Re: Modos de usar lanterna
QuickSilver escreveu:Grande Legionnarie!!!
Excelente artigo! Fiz um Curso de Low Light na semana passada e o instrutor simplesmente "repassou" tudo que estava neste artigo.. hiahaiahi!! Conclusão, o artigo está perfeito e atualizadissimo. Parabéns Legionnarie, por mais uma vez contribuir para a "formação" tática dos operadores deste Fórum.
Abraço a todos!!
Pow Quick, fico feliz em saber que estou ajudando
quando puder da uma complementação no post que eu edito aqui.
Forte abraço
Re: Modos de usar lanterna
Powwww... Leginnaire sempre com òtimas Postagens. Cara, não sabia que o strobo causava tanto 'dano' assim... bem legal!
- Legionnaire_RJ
- major general
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- Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Re: Modos de usar lanterna
Na teoria causa o mesmo tipo de efeito, não o mesmo tipo de dano, pois dependendo da distância, a vitima de um flashbang ou Stun granade pode ser acometido por fortes dores de cabeça, náuseas seguidas por crises de vômito e pode até desmaiar.lcxrp escreveu:Powwww... Leginnaire sempre com òtimas Postagens. Cara, não sabia que o strobo causava tanto 'dano' assim... bem legal!
Mas se tratando de confusão e cegueira os efeitos são bem parecidos
Re: Modos de usar lanterna
Legionnaire_RJ escreveu:Na teoria causa o mesmo tipo de efeito, não o mesmo tipo de dano, pois dependendo da distância, a vitima de um flashbang ou Stun granade pode ser acometido por fortes dores de cabeça, náuseas seguidas por crises de vômito e pode até desmaiar.lcxrp escreveu:Powwww... Leginnaire sempre com òtimas Postagens. Cara, não sabia que o strobo causava tanto 'dano' assim... bem legal!
Mas se tratando de confusão e cegueira os efeitos são bem parecidos
PQP. bem loco.. se eu arrumar uma lanter de uns 200 lm, e ficar 'piscando' ela, em um jogo noturno, o cara pode ter dor de cabeça? ou vomitar!? caraca .
Li alguma coisa de 'a lanterna de mal'. q fazia as pessoas vomitarem, mas, será que funciona se eu ficar 'piscando' ela?
- Gagliani
- lt general
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- Federado: FPESP # 0020
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Re: Modos de usar lanterna
Então imaginem uma de 4100 lumens
Wicked laser torch , parece uma MagLite porém tem capacidade de fritar um ovo por fogo em papel acender cigarro e derreter plástico ...imagina o que não faz com sua retina
A pilha só dura 15 minutos nela
[youtube]NiKzrnKR3Ts&feature=related[/youtube]
[youtube]wsIHyRyETKg&feature=player_embedded[/youtube]
Pra quem quiser saber mais
http://www.wickedlasers.com/lasers/wick ... s-74-0.htm
Wicked laser torch , parece uma MagLite porém tem capacidade de fritar um ovo por fogo em papel acender cigarro e derreter plástico ...imagina o que não faz com sua retina
A pilha só dura 15 minutos nela
[youtube]NiKzrnKR3Ts&feature=related[/youtube]
[youtube]wsIHyRyETKg&feature=player_embedded[/youtube]
Pra quem quiser saber mais
http://www.wickedlasers.com/lasers/wick ... s-74-0.htm
Re: Modos de usar lanterna
Alessandro Gagliani escreveu:Então imaginem uma de 4100 lumens
Wicked laser torch , parece uma MagLite porém tem capacidade de fritar um ovo por fogo em papel acender cigarro e derreter plástico ...imagina o que não faz com sua retina
A pilha só dura 15 minutos nela
[youtube]NiKzrnKR3Ts&feature=related[/youtube]
[youtube]wsIHyRyETKg&feature=player_embedded[/youtube]
Pra quem quiser saber mais
http://www.wickedlasers.com/lasers/wick ... s-74-0.htm
PQP.. show hein... mais daí machuca o companheiro. mais seria louco se um FDP pular na sua ksa de madrugada pra roubar. Daí vc chega à uns 5m dele em stealth e dá um assobiozinho.. aí ele olha assustado. Pronto. É só usar essa de 4100. kkkkkkkkkkk
- Legionnaire_RJ
- major general
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- Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Re: Modos de usar lanterna
Uma lanterna com função de estrobo pisca diversas vezes em um único segundo. sendo assim, se vc conseguir fazer isso quem vai ter um problema sério, mas causado por lesão por esforço repetitivo é vc hehe.lcxrp escreveu:Legionnaire_RJ escreveu:Na teoria causa o mesmo tipo de efeito, não o mesmo tipo de dano, pois dependendo da distância, a vitima de um flashbang ou Stun granade pode ser acometido por fortes dores de cabeça, náuseas seguidas por crises de vômito e pode até desmaiar.lcxrp escreveu:Powwww... Leginnaire sempre com òtimas Postagens. Cara, não sabia que o strobo causava tanto 'dano' assim... bem legal!
Mas se tratando de confusão e cegueira os efeitos são bem parecidos
PQP. bem loco.. se eu arrumar uma lanter de uns 200 lm, e ficar 'piscando' ela, em um jogo noturno, o cara pode ter dor de cabeça? ou vomitar!? caraca .
Li alguma coisa de 'a lanterna de mal'. q fazia as pessoas vomitarem, mas, será que funciona se eu ficar 'piscando' ela?
Tinha sim aqui no fórum a bastante tempo atras um tópico sobre uma lanterna que fazia as pessoas vomitarem, mas parece que ela foi proibida nos EUA por causar crises de epilepsia nas pessoas portadoras desse mal, além de serem perigosas aos hipertensos.
Re: Modos de usar lanterna
Cara, fico imaginando como uma pessoa descobre que um estrobo causa isso. De repente surgiu de uma experiência feita em casa.. kkkk e foi aprimorando!
Valeu mais uma vez!
Valeu mais uma vez!
- Legionnaire_RJ
- major general
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- Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Re: Modos de usar lanterna
Acho que não foi assim não bro, quem curte uma night, já deve ter percebido o efeito causado pelas luzes estroboscópicas nas boates e night clubs. vc vê uma pessoa na posição X, a luz se apaga, quando acende novamente a pessoa está na posição Y. Isso faz com que o cerebro não consiga processar a situação corretamente, por causa da ultima visão armazenada na memória. Bem na discoteca, a luz não é forte o suficiente e nem direcional, por isso percebemos isso pouco, mas com uma lanterna tática com 180 lúmens piscando no seu rosto, faz com que vc perca a iniciativa e se confunda sobre a posição do teu adversário, são os milésimos de segundos que fazem a diferençalcxrp escreveu:Cara, fico imaginando como uma pessoa descobre que um estrobo causa isso. De repente surgiu de uma experiência feita em casa.. kkkk e foi aprimorando!
Valeu mais uma vez!
Re: Modos de usar lanterna
[informar]Caro usuario o fórum possui uma area especifica para anuncios .Agradecemos a compreensão[/informar]
- Legionnaire_RJ
- major general
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- Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Re: Modos de usar lanterna
Vlamir escreveu:A furtividade tem que ser mesclada ao uso da lanterna, principalmente se a visibilidade for zero.
Breve acionamento de luz ..... apaga ..... muda de posição.
O ideal seria que nesses lapsos temporais entre uma ação e outra, o alvo seja localizado e numa segunda seqüencia, já engajado, assim, com o uso de estrobo, o alvo fica confuso, demora a tomar decisão de seu deslocamento e torna-se mais vulnerável.
A furtividade e tamanho importe, porque na grande maioria das vezes, o alvo costuma disparar contra a origem da luz, e quem usa lanterna fixada ao marcador aumenta sua area de massa, ou seja, vira alvo facil.
Aplico no trabalho e no paintball, conduzir e utilizar a lanterna em uma das maos, estendendo o braço a mantendo o mais distante possível de meu corpo, focando o alvo com breves feches ou estrobos, mas quando utilizando arma curta, visto que, embora eu tenha um prejuizo na questão empunhadura da arma, asseguro-me um pouco mais e facilito a ação de meus companheiros de equipe.
Então é só ir no ritimo, acender / apagar / deslocar / engajar !
-
- Recruit
- Mensagens: 2
- Registrado em: 15 Nov 2009, 19:30
Re: Modos de usar lanterna
Fiz curso na AcadePol de SOBREVIVENCIA POLICIAL e utilizamos o "FFF" no emprego de lanterna:
Flash
Fogo
Fuga (da posição que efetuou o disparo)
A laterna pode ser uma ótima aliada bem como pode se transformar no seu principal inimigo.
INFA!
PE!
Flash
Fogo
Fuga (da posição que efetuou o disparo)
A laterna pode ser uma ótima aliada bem como pode se transformar no seu principal inimigo.
INFA!
PE!
- CleberMarino
- gunnery sergeant
- Mensagens: 535
- Registrado em: 04 Jul 2008, 10:43
Re: Modos de usar lanterna
Pessoal,
Recentemente coordenei um treino interno sobre jogos noturnos, e além das valiosas dicas acima, também usei estes vídeos abaixo como referência:
Low Light 1:
Low Light 2:
Espero que ajude a vcs!
Abcs, Cleber
Recentemente coordenei um treino interno sobre jogos noturnos, e além das valiosas dicas acima, também usei estes vídeos abaixo como referência:
Low Light 1:
Low Light 2:
Espero que ajude a vcs!
Abcs, Cleber