Cara,
Eu tenho uma MR1. Comprei aquele kit "Sniper Value Pack" que vem com cano de 16".
Eu jogava com marcador de campo, cano de 8" ou 10". Senti a maior diferença em relação a movimentação no começo, mas já estou acostumado. Li em algum lugar que não lembro agora que canos com mais de 16" influenciam drasticamente na pressão do tiro e no alcance dele tambem. Alguns amigos tem canos de 14" e não senti muita diferença ao jogar com os marcadores deles em relação ao meu.
Se eu fosse comprar um cano, compraria de 14" pois é um pouco menor e melhora a mobilidade, mesmo que você jogue de sniper, se for descoberto tem que escapar rapido e o de 16" é meio grande, nada que você não acostume, mas eventualmente vai bater com ele em algum lugar.
E quanto ao Red dot X Scope...
Pra mim sem dúvida red dot, tenho um e você não precisa fechar um olho pra mirar, pode usar com os dois abertos e isso te ajuda bastante por causa do campo de visão bem maior. E também os marcadores de paintball não tem um alcance tão grande que o scope possa fazer uma grande diferença, com um red dot bem regulado você acerta o alvo facilmente com um tiro só.
O unico mal é que você vai precisar de alguma adaptação, o ideal seria usar uma elevação pra melhorar a visada, eu optei por cortar meu stock, já tinha visto por aí stocks de MR1 sem akela parte de cima e não entendia por que, quando comprei o red dot entendi e não pensei duas vezes. Mas se o teu stock for daqueles com regulagem acho que só mesmo a elevação pra adaptar o red dot e usar melhor.
Então, cano de 14" e red dot seria a MINHA escolha.
Espero que o que eu disse te ajude a decidir, mas se tiver oportunidade faz um teste, sempre tem algum jogador com esses equipamentos, seja cara de pau e peça pra testar! rs
Abraço.