Primeiro quero pedir desculpas de antemão pela falta de tempo em procurar sobre o assunto e peço para a administração que caso o assunto aqui tratado já tenha sido esclarecido em outro tópico que o apague por favor.
Aliás, acho que a minha pergunta poderia ser respondida via MP, mas não sei para quem posso perguntar.
Minha ignorância em processo de importação me fez abrir esse tópico para perguntar:
1 - Comprando, por exemplo, um marcador (tirando as questões de legalidade e tudo mais), como posso saber em que aeroporto (no caso de envio por esse meio) chegará o meu produto? (desculpe se a pergunta é de noob, mas é uma informação essencial para saber qual SFPC devo procurar por informações).
2 - Para o cálculo dos custos incorridos no processo de importação é correto afirmar que é composto de:
(VP + VF+ VS) x câmbio do dia x 60% de tributação
onde: VP = valor do produto
VF = valor do frete
VS = valor do seguro

3 - Como saber o valor do frete e do seguro internacional? Eu sei que dependerá do peso da mercadoria, mas tem algum site ou contato onde posso ter essa informação antes de comprar?
4 - É verdade que caso a remessa seja feita por outra empresa senão o serviço de correios internacional é cobrado 18% de ICMS? Há incidência de IPI? Ou todos esses tributos são contemplados nos 60% de tributação mencionados na pergunta nº 2?
Mais uma vez peço desculpas pelo tópico, mas me interessei em importar algo, mas gostaria de poder mensurar com certa precisão os custos incorridos e ter maiores informações para evitar qualquer problema futuro.
Abraço a todos.