Pois é amigo, essa "busca" pelo "marcador perfeito" é incessante, temos muitas, mas muitas variáveis mesmo.... nós estamos sempre procurando peças para fazermos upgrades nos marcadores... mas lembrando que o que funciona bem para uma pessoa, pode nao ser legal para outra.
Vou te dar um exemplo, ja deve ter ouvido falar do Zero Kick Hammer (ZKH), pois bem, ele é um hammer para as marcadoras Tippmann e BTs mais tradicionais como as A-5, Alpha Black, etc. Ele substitui o hammer original, sendo mais leve. Por ser mais leve, ele diminui o 'coice' e o desgaste interno já que a pancada é menor.
Bom, obviamente que é um acessorio que pode com ctz influenciar na precisao que voce tanto busca, já que o coice é menor. Porém, tem gente que já nao curte, prefere aquele 'realismo' no marcador, entao, veja, é um exemplo de que é tudo questao de gosto.
Outro exemplo, sao os canos... aí temos aquela discussao eterna do "qual tamanho de cano é melhor", "qual tipo de cano, liso ou raiado", "qual diametro de cano, underbore ou overbore ?"
E a discussao vai além...
Sabe cara, esse seu post aqui até me deu uma animada... to pensando até em escrever um LIVRO sobre paintball... claro que meu conhecimento ainda é pequeno, mas em pouco tempo já aprendi muita coisa pois eu fuço bastante os foruns estrangeiros, leio muita coisa a respeito de física (aplicada ao paintball), entre outros... e com ctz, NAO EXISTE uma publicacao deste tipo em PORTUGUES-BRASIL por aqui....E aí, alguém aí se anima a ser co-autor comigo ?
Aqui no nosso fórum tem muita, mas muita informacao mesmo... só que nem sempre organizada, tem muita discusssao legal acerca dos marcadores, acessorios, etc mas muita coisa fica nas 'entranhas' dos posts... entao, uma publicacao deste tipo, imparcial, explicando cada item do marcador, os tipos e a influencia, com ctz faria VOCE mesmo decidir qual marcador é melhor.
O grande problema que tem na internet quando vc procura informacoes sobre os marcadores que voce citou é que todo texto tem muitos adjetivos, muita propaganda. Voce encontra coisas como "a Phenom possui a exclusiva
Flex-Valve, bla bla bla", conversa ! essa Flex valve nada mais é do que uma spool valve, coisa que ja faz muito tempo que tá no mercado. Também, tem muito anuncio que diz "o primeiro marcador eletro-pneumático da Tippmann !" CONVERSA ! Se alguém aqui ainda acha que a Phenom é eletro-pneumática, sinto muito, mas voce foi enganado meu amigo... (por favor, nao vamos discutir sobre isso aqui, o post do nosso amigo é sobre precisao).
Olha, eu nunca atirei com uma TM-15, já atirei uma vez com a TM-7 do Ozmiro aí (curti bastante), atualmente tenho uma Phenom e uma Project Salvo toda upada. E já tive SP-8, Alpha Black e SP-1. De todas essas aí a que mais gostei foi a SP-1, uma pena que a minha quebrou. Era a que tinha mais precisao pois acredito que eu havia encontrado um conjunto de fatores otimos para ela. Ah, eu sempre usei co2.
Entao, em ordem de precisao, eu ckassificaria (do melhor pro pior):
1 - SP1: peças internas originais, cano Smart Parts progressive 14" e cano de fibra de carbono Deadly Wind de 14" com inserts Freak (eu usava o 688)
2 - Phenom: peças internas originais, cano J&J Edge com fins de 688 e 685. Como é um kit (vem 3 canos de 10", 12" e 14") e tem mais 4" do fin, eu uso sempre o de 10", mas com 12" eu percebi um pequeno aumento na distancia (mesma precisao contudo).
3 - Project Salvo e Alpha Black: bolt e powertube de aluminio da RAP4, o mesmo cano que uso acima na Phenom. Já usei também o RAP4 Raptor raiado de 14" (muito bom)
4 - SP8: tudo original de fábrica (e na epoca eu tava comecando no paintball nem sabia regular o marcador direito, usava bolinhas ruins, acho que por isso coloco ela aqui em 4o lugar)
VEJA BEM, essa classificacao é baseada nos acessorios que eu tinha na epoca e tenho no momento. Importante ressaltar que tanto a SP-1 como a Phenom possuem REGULADORES e isso com ctz influencia no agrupamento.
Amigao, se quiser conversar mais, me add no msn aí
sullivan_tanaka@yahoo.com.br
Abraço a todos ! E quem quiser escrever o livro comigo, manda MP ou add no msn aí !