Abaixo segue o conteúdo dessa dissertação!
------------------------------------------------------------------------------------------
ESTRATÉGIAS GERAIS DE COMANDO
Visando o bom cumprimento das missões propostas durante o BIG GAME, é necessário que os elementos nomeados como “Generais” dos times, tenham um cronograma de comando, de forma a prover com eficiência qualquer volume de informação e estratégia aos elementos de cada equipe.
Para tanto, é vital que se estabeleça uma linha hierárquica simples e objetiva, sendo composta de:



O General deve permanecer prioritariamente em seu QG ou nas áreas próximas à ele, tendo então que organizar, ordenar, e distribuir as funções à seu comando, através de Briefings práticos, rápidos e racionais, aos Team Leaders de sua equipe.
A EQUIPE (Time) deverá ser dividida em:



Observação: Caso o número de combatentes da Equipe seja inferior à 20 elementos, divide-se o pessoal disponível em pelo menos 01 Comando, 02 Esquadrões de Assalto, 01 Guarda de Elite (nesse caso, composto por um número restrito de Agentes de Segurança/ 01 ou 02).
LINHAS BÁSICAS DE ESTRATÉGIA
Independente do teor das missões, algumas estratégias básicas deverão ser observadas, para a boa execução de qualquer um dos diversos objetivos propostos.
Assim sendo, temos:
01 - MOVIMENTAÇÃO COMPACTA
Cada esquadrão deverá se mover de forma compactada onde a maioria dos elementos (senão todos), terão sempre contato áudio-visual entre si e com o Capitão. Esse tipo de formação possibilita a equipe uma reação rápida e concentrada contra qualquer foco de risco, e oferece ao Team Leader condições de organizar de maneira mais eficiente sua tropa. Para tanto, cabe ao Capitão permanecer na retaguarda da formação ditando seus ordenamentos conforme a necessidade.
À saber:


O Batedor deve ser cauteloso e não se expor demasiadamente. Assim que identificarem algum risco para a tropa, ou localizarem algum objetivo importante, devem retornar ao encontro de seu team leader e relatar o que foi visto, ou qualquer outra informação de cunho relevante (no caso de dois batedores, um permanece no local e o outro retorna).
Importante: A tropa deverá começar seu deslocamento, seguindo o batedor a uma distância segura, de forma a poder reagir com rapidez na ocorrência de qualquer contingência. Cabe ao Team-Leader determinar o ritmo e a escala de progressão.


Se possível, a Evasão deverá ser feita ao moldes do SAS/SEAL com a sobreposição de postos, escalonado pela progressiva cobertura fogo.
02 - LINHA DE AÇÃO
Cada Esquadrão será incumbido de uma tarefa, podendo até serem escalados dois ou mais esquadrões numa mesma tarefa. De forma geral, cabe ao Team-Leader de cada esquadrão definir a melhor forma de abordar seu objetivo, traçando-se uma Linha de Ação.
A Linha de Ação começa com o Team-Leader tendo conhecimento de seu(s) objetivo(s), e à partir daí, elenca-se alguns pontos chaves:






Com todos estes pontos sabidos e planejados, parte-se para a execução da missão!
P.s.: Esse texto foi originalmente postado no Fórum Paintball Elite e resolvi transcrevê-lo para cá, por considera-lo válido para os demais companheiros.